A função FILTRO no Excel faz parte da família das novas matrizes dinâmicas e é capaz de retornar uma tabela inteira (suas linhas e colunas) de acordo com o filtro lógico determinado pelo usuário.

Sua sintaxe exige uma Matriz e o Incluir (que é o filtro) e é opcional informar o argumento Se_vazia, que atua como um “se erro” caso o filtro resulte em uma matriz vazia :

= FILTRO ( Matriz ; Incluir ; [Se_vazia] )

No exemplo abaixo a função foi utilizada para filtrar a tabela de nomes e classificações de clientes. Ao inserir no argumento Incluir a validação lógica do intervalo C3:C11 = “A”, o retorno foi apenas dos nomes que possuiam essa classificação.

Como a funçõa FILTRO é uma função da categoria matricial, ela é capaz de retornar mais de um valor e distribuí-los pelas linhas do Excel.

Esse filtro também pode ser dinâmico. Nos exemplos abaixo construiremos um mini projeto que realiza uma consulta das vendas por time de vendedores.

Com o auxílio das funções CLASSIFICAR e ÚNICO, que também são funções de matrizes dinâmicas e foram explicadas aqui e aqui, primeiro foram extraídos todos os times da coluna E sem repetição com a função ÚNICO.

Para classificá-los alfabeticamente, foi utilizada a função CLASSIFICAR.

O próximo passo é inserir uma validação do tipo lista na célula L2 (time selecionado) com as informações extraídas anteriormente da tabela de vendas.

A validação pode ser inserida selecionando a ferramenta Validação de Dados presente na guia Dados. Em sua janela, em Permitir é necessário escolher Lista e em Fonte vamos inserir =$I$6# que fará com que todo o intervalo com a matriz dinâmica gerada pelas funções ÚNICO e CLASSIFICAR sejam consideradas, mesmo se mais linhas surgirem (como novos times). O comando que faz esse intervalo ser dinâmico é o # no final da referência e ele só funcionará com matrizes dinâmicas como essa.

O passo anterior resultará em uma lista com os nomes dos times:

E agora para criar um filtro dinâmico para retornar e consultar apenas as vendas de determinado time, basta referenciar a célula L2 dentro da função FILTRO:

Para ter acesso a planilha com esse exemplo, faça download ao lado. Para aprender tudo isso em vídeo, veja abaixo com os exemplos explorados nesse artigo com mais detalhes por Karine Lago:

Escrito Por:
Karine Lago

Sócia-Fundadora na DATAB, Microsoft MVP (Most Valuable Professional), MCP, pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG. Autora dos livros “Excel de A até XFD” e “Dominando o Power BI”, que foi o primeiro livro em português sobre Power BI do mundo. Possui um canal técnico no Youtube com mais de 150 mil inscritos.

Compartilhe

Último por autor

Juliana Maria

Karine Lago

Laennder Alves

Últimos artigos

Posts
Relacionados