A Incrível Função FILTRO no Excel

A função FILTRO no Excel faz parte da família das novas matrizes dinâmicas e é capaz de retornar uma tabela inteira (suas linhas e colunas) de acordo com o filtro lógico determinado pelo usuário.

Sua sintaxe exige uma Matriz e o Incluir (que é o filtro) e é opcional informar o argumento Se_vazia, que atua como um “se erro” caso o filtro resulte em uma matriz vazia :

= FILTRO ( Matriz ; Incluir ; [Se_vazia] )

No exemplo abaixo a função foi utilizada para filtrar a tabela de nomes e classificações de clientes. Ao inserir no argumento Incluir a validação lógica do intervalo C3:C11 = “A”, o retorno foi apenas dos nomes que possuiam essa classificação.

Como a funçõa FILTRO é uma função da categoria matricial, ela é capaz de retornar mais de um valor e distribuí-los pelas linhas do Excel.

 

Esse filtro também pode ser dinâmico. Nos exemplos abaixo construiremos um mini projeto que realiza uma consulta das vendas por time de vendedores.

Com o auxílio das funções CLASSIFICAR e ÚNICO, que também são funções de matrizes dinâmicas e foram explicadas aqui e aqui, primeiro foram extraídos todos os times da coluna E sem repetição com a função ÚNICO.

Para classificá-los alfabeticamente, foi utilizada a função CLASSIFICAR.

 

O próximo passo é inserir uma validação do tipo lista na célula L2 (time selecionado) com as informações extraídas anteriormente da tabela de vendas.

A validação pode ser inserida selecionando a ferramenta Validação de Dados presente na guia Dados. Em sua janela, em Permitir é necessário escolher Lista e em Fonte vamos inserir =$I$6# que fará com que todo o intervalo com a matriz dinâmica gerada pelas funções ÚNICO e CLASSIFICAR sejam consideradas, mesmo se mais linhas surgirem (como novos times). O comando que faz esse intervalo ser dinâmico é o # no final da referência e ele só funcionará com matrizes dinâmicas como essa.

 

O passo anterior resultará em uma lista com os nomes dos times:

E agora para criar um filtro dinâmico para retornar e consultar apenas as vendas de determinado time, basta referenciar a célula L2 dentro da função FILTRO:

 

Para ter acesso a planilha com esse exemplo, faça download ao lado. Para aprender tudo isso em vídeo, veja abaixo com os exemplos explorados nesse artigo com mais detalhes por Karine Lago:

2019-06-11T20:35:03-02:00

7 Comments

  1. Roberto 12 de junho de 2019 em 08:15- Responder

    Ótimo! muito prático e ágil. Parabéns ! muito obrigado pela informação.

  2. Antonio Vicente 14 de junho de 2019 em 13:47- Responder

    Sensacional!!!! Fazia muitas ações manuais par chegar neste resultado.

  3. Marcos Wesley 20 de junho de 2019 em 09:20- Responder

    Em qual Excel essa função está disponível?

  4. Celso Ramos 30 de junho de 2019 em 11:52- Responder

    Quero parabenizar a Karine e ao Leander pelo esforço e dedicação na disseminação do conhecimento que possuem e obvio que o reconhecimento vem, estão crescendo a passos largos, com muito profissionalismo e seriedade, investimento continuo e a chave do sucesso aliado ao comprometimento, quero parabenizar aos demais disseminadores que estão no Youtube procurando os seus espaços, façam bem feito que o sucesso vem. Olha que estou junto em quase todas com vocês, rs Parabéns!.

  5. Danilo Nascimento 5 de julho de 2019 em 22:45- Responder

    Boa noite, Karine. Como faço para comprar o seu livro Excel de A a Z? Muito obrigado pela atenção.

  6. Natália 24 de julho de 2019 em 22:00- Responder

    Muito bom. Tentei utilizar aqui no excel do MAC mas não funcionou. Sabe se funciona em alguma versão para MAC?

  7. Luiz Alberto 19 de outubro de 2019 em 20:38- Responder

    Parabéns por estes e por todos os demais, Karine. Muito prático e esclarecedor. Pena que minha versão do Office 2019 (build 1911 ainda não tenha recebido estas novas funções.

Deixar Um Comentário

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4, Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-904
  • (11) 9 4052 2499
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira Das 9:00 às 18:00

Posts recentes