Como fazer formatação condicional no Power BI?

Muitas vezes, quando utilizamos Power BI, surge a necessidade de formatarmos nossos dados de acordo com a informação que eles trazem, de modo que esta informação fique mais clara e visual. Assim, a formatação condicional é uma ferramenta importante para melhorar a qualidade dos seus relatórios, permitindo a identificação de sinais importantes de maneira rápida e assertiva.

Formatação condicional em tabelas

Quando são utilizadas tabelas em um relatório do Power BI, a formatação condicional pode ser um importante meio de tornar as informações mais visuais, e pode ser feita de maneira muito simples. Para utilizá-la, com a tabela do visual selecionada, basta clicar na seta para baixo ao lado do valor em Valores a ser formatado. Assim, serão exibidas quatro opções, que serão exploradas neste artigo.

 

Cor da tela de fundo

Esta opção permite que as cores do fundo da tabela sejam alteradas de acordo com os valores trazidos. Ao selecionar esta opção, a seguinte janela é exibida:

Nela, você pode formatar seus dados por escala de cores, regras ou com base no valor de um campo.

Ao formatar por escala de cores, você define um valor máximo e mínimo e as células ficarão com as cores modificadas conforme esta escala. No exemplo a seguir, definimos o menor valor como 0 e o maior como o maior valor da base de dados. Assim, o preenchimento da tabela é feito de acordo com este gradiente.

 

Para remover a formatação condicional, basta selecionar a seta para baixo ao lado do valor em Valores novamente e escolher a opção “Remover formatação condicional”.

Podemos também fazer a formatação condicional utilizando regras. Assim, as cores não são mais trazidas como um gradiente, mas sim conforme a regra especificada. No exemplo a seguir foi definido que valores entre 0 e 50 seriam vermelhos e entre 50 e 100 seriam verdes:

E o resultado obtido foi:

É possível também formatar com base em um outro campo, através da opção “Valor do campo”.

 

Cor da fonte

É possível, no Power BI, alterar a cor da fonte dos dados de uma tabela de acordo com seus valores. O procedimento é o mesmo usado para alterar a cor da tela de fundo:

 

No exemplo a seguir, os valores terão suas cores de fonte alteradas conforme um gradiente que vai de zero até o maior valor do conjunto de dados:

 

O resultado foi:

Barras de dados

Outra forma interessante de formatar os dados é através de barras, pois este recurso torna as tabelas altamente visuais. Para utilizá-lo basta selecionar a seta para baixo ao lado do valor, como feito anteriormente para os outros tipos de formatação condicional apresentados. Então, selecionar Formatação condicional > Barras de dados. Assim, serão exibidas barras junto à informação que tem seu tamanho de acordo com a condição especificada. No exemplo a seguir, as barras terão seu tamanho variando tendo seu zero no menor valor da base de dados e seu máximo no maior valor da base de dados.

E o resultado obtido foi:

 

Ícones

É possível também que sejam inseridos ícones na tabela de acordo com os valores dos dados. Selecionando seta para baixo ao lado do valor > Formatação condicional > Ícones, podemos definir os critérios e os ícones a serem colocados para cada valor. No exemplo, foi colocado o ícone  para valores entre 0 e 500 e o ícone  para valores entre 500 a 1000.

E o resultado foi:

Formatação condicional com Emojis

A formatação condicional mostrada anteriormente fica limitada aos ícones padrão do Power BI, mas existe uma maneira de que a formatação condicional seja feita utilizando os Emojis como ícones.

Vejamos o exemplo a seguir: temos uma agenda de atendimentos médicos. A medida “Atendimentos” nos diz se há ou não consulta marcada. Caso ela seja igual a 1, há uma consulta marcada e, caso contrário, não há consultas marcadas. Podemos usar os Emojis para indicar se há ou não consultas marcadas.

Primeiramente, precisamos copiar estes Emojis de algum lugar. Existem alguns sites como https://getemoji.com/ nos quais os Emojis podem ser copiados e colados. Então, inserimos a seguinte medida no Power BI, com os Emojis que escolhemos: KPI = IF([Atendimentos]=1;” “;” “). A seguir, mostramos como isto foi feito.

 

Assim, fizemos uma matriz inserindo a medida criada como Valores:

E foi obtida a seguinte matriz como resultado:

Tornando, assim, a informação muito mais visual e de fácil compreensão.

A formatação condicional é uma ferramenta importante para melhorar seus resultados utilizando o Power BI. E pode ser utilizada de diversas maneiras, conforme mostrado, trazendo uma nova forma de apresentar a informação.

2019-12-19T22:38:40-02:00

Deixar Um Comentário

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4, Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-904
  • (11) 9 4052 2499
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira Das 9:00 às 18:00

Posts recentes