Funções ContainsString e ContainsStringExact

No vídeo de hoje ensinaremos a utilizar duas funções recentemente adicionadas no DAX chamadas CONTAINSSTRING e CONTAINSSTRINGEXACT. Ambas funções procuram por textos em colunas informadas ou no contexto de filtro do projeto e retornará TRUE (se encontrado o texto) ou FALSE (se não encontrado). A novidade dessas funções é que agora podemos procurar por partes de textos e não restringir apenas pela correspondência exata da coluna. A sintaxe de ambas são as seguintes:

CONTAINSSTRING ( <WithinText>, <FindText> )

CONTAINSSTRINGEXACT ( <WithinText>, <FindText> )

Exemplo de Aplicação com a FILTER

As funções CONTAINSSTRING são ótimas para filtrar tabelas procurando apenas por partes do texto que contém em uma coluna. Utilizando a CALCULATE para alterar o contexto de filtro e a FILTER para criar um contexto com a tabela dProdutos, no exemplo abaixo as vendas dos produtos que começam com “FR” foram filtradas e apenas elas foram computadas na medida Vendas FR.

Vendas FR =
CALCULATE (
    [Soma de Vendas];
    FILTER ( dProdutos; CONTAINSSTRING ( dProdutos[Nome]; “FR” ) )
)

Resultado:

Escrito Por:
Karine Lago

Sócia-Fundadora na DATAB, Microsoft MVP (Most Valuable Professional), MCP, pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG. Autora dos livros “Excel de A até XFD” e “Dominando o Power BI”, que foi o primeiro livro em português sobre Power BI do mundo. Possui um canal técnico no Youtube com mais de 150 mil inscritos.

Compartilhe

Último por autor

Juliana Maria

Karine Lago

Laennder Alves

Últimos artigos

Posts
Relacionados