Depois de criar seu projeto de BI no Power BI Desktpo é necessário publicá-lo no Power BI Serviço para compartilhar com outras pessoas. Nessa postagem abordaremos duas formas de fazer isso: Incorporando o relatório ou publicando na web, que tem diferenças significativas e uma delas foi adicionada somente em 2019 no Power BI.

O problema na publicação na web é que os dados ficam acessíveis para todos aqueles que possuem aquele link. Se for dados confidenciais, isso pode comprometer o sigilo das informações e essa opção não deve ser usada (se você é gerente ou diretor de TI de uma empresa, fique tranquilo que é possível desabilitar essa opção para todos os funcionários). Um exemplo de publicação na web pode ser vista no relatório abaixo que não solicita login e senha para acessar:

A nova forma de publicar um link de um relatório, chamada de Incorporar, possibilita uma camada de autenticação antes de acessar esses dados. É importante mencionar que o relatório ainda precisa ser compartilhado com a pessoa que o acessará para que o login e senha sejam autenticados e liberem o acesso desse usuário ao relatório. Mais uma informação relevante é que tanto a conta que está publicando quando a conta para qual esse relatório está sendo compartilhado precisam ser do tipo PRO (ou seja, paga – O valor é $9,99 USD por usuário por mês). Um exemplo de relatório protegido por senha é esse abaixo, que você não conseguirá acessar porque ele não está compartilhado com você.

Se você prefere ver a demonstração dessa postagem em vídeo, acesse abaixo:

Escrito Por:
Karine Lago

Sócia-Fundadora na DATAB, Microsoft MVP (Most Valuable Professional), MCP, pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG. Autora dos livros “Excel de A até XFD” e “Dominando o Power BI”, que foi o primeiro livro em português sobre Power BI do mundo. Possui um canal técnico no Youtube com mais de 150 mil inscritos.

Compartilhe

Último por autor

Juliana Maria

Karine Lago

Laennder Alves

Últimos artigos

Posts
Relacionados