O que é Power BI e por que usar em seu negócio?

Power BI

A todo momento somos responsáveis por tomar decisões, seja na vida pessoal ou profissional. Algumas das decisões são tomadas no impulso, outras já são mais analisadas. Ter ferramentas que auxiliem nesse processo de análise é fundamental para o aumento da velocidade e assertividade nas decisões. E é justamente por isso vamos apresentá-lo ao Power BI

O Power BI é um conjunto de ferramentas criada pela Microsoft que permite a transformação, análise e visualização de dados de diversos tipos de bases de forma prática e simples. Assim, a informação fica mais clara e a tomada de decisão ganha um embasamento, se tornando, consequentemente, mais assertiva. 

É comum analistas desenvolverem análises em planilhas do Excel, usando recursos como gráficos e tabelas dinâmicas. Uma ferramenta de análise de dados tem como objetivo gerar relatórios e dashboards e o Excel não foge dessa característica. Porém, nos casos em que se trabalha com um grande volume de dados, a análise torna-se dificultada e a informação visual surge como um facilitador. O Power BI é um software robusto e que conta com uma vasta disponibilidade de visuais, permitindo que o usuário escolha o mais adequado para suas necessidades. 

Dentre as principais vantagens do Power BI, destacam-se as seguintes:

Software robusto 

Muitas de suas tecnologias foram criadas pela equipe do SQL Server da Microsoft. Assim, o Power BI possui uma performance de alto nível, permitindo uma alta taxa de compressão dos dados. Uma base de 1GB, por exemplo, pode ser trabalhada em até 85 MB em memória dentro do Power BI.

Visualizações variadas e integradas

O Power BI possui mais de 30 visuais/gráficos oficiais e mais de 100 visuais no marketplace. Estes visuais incluem mapas para geolocalização de resultados, indicadores para acompanhar metas e filtros absolutos e relativos para mudar a visualização dos dados na velocidade de milésimos de segundos. E se já não bastasse a gama de visuais oficiais, no Marketplace vários parceiros terceiros da Microsoft podem postar seus próprios visuais para o público, serem validados pela Microsoft e disponibilizados ao alcance de um clique, expandindo a visualização à profundos níveis de detalhes e especificidades.

Integração com diversas ferramentas

Com o Power BI, é possível que dados das mais variadas bases sejam trabalhados. Você possui base de dados em Excel? PDF? Google Analytics? Facebook? Todas e outras mais diversas podem ser facilmente tratadas no Power BI!

Atualização dos dados em tempo real e facilidade de compartilhamento

No Power BI, é possível que os dados sejam atualizados em tempo real. E não só isso, os dados podem ser compartilhados e analisados por meio dos aplicativos do Power BI para dispositivos Windows, iOS e Android. Ou seja, os dados podem ser analisados pela gestão em tempo real pelo celular! 

Custo x Benefício acessível

Todas as funcionalidades do Power BI desktop estão disponíveis gratuitamente, podendo ser facilmente instaladas por qualquer usuário através do site da Microsoft. As contas Pro e Premium possuem funcionalidades com relação ao compartilhamento e carregamento de relatórios online, com preços variando entre $9,99 e $4.999,00 por mês.

Software de liderança no mercado

A Gartner é um instituto de pesquisa independente que analisa diversos softwares da área de tecnologia.  Anualmente é publicada uma análise dos principais softwares de BI no mercado. Por 12 anos consecutivos a Microsoft é posicionada no mais alto nível, avaliando custo, benefício, funcionalidades, integrações, robustez, aplicação, compartilhamento e funcionalidades de inovação. Ao escolher trabalhar com o Power BI, você escolhe trabalhar com o melhor software de BI do mercado atualmente.

Atualizações regulares

Para atender às necessidades dos usuários com cada vez mais qualidade, a Microsoft lança atualizações mensais do software com base em opiniões dos próprios usuários, agregando visuais, novas funções de cálculos, novas possibilidades de conexão, entre outras funcionalidades.

O Power BI no seu negócio

Com todas essas funcionalidades do Power BI, já é possível imaginar as vantagens de utilizá-lo em seu negócio. O software pode ser utilizado com múltiplas finalidades, algumas delas:

– Integração de dados de diversas áreas;

– Acompanhamento de indicadores;

– Gestão de projetos;

– Criação de uma plataforma colaborativa;

– Análise de dados e comparação entre períodos distintos.

O Power BI permite a transformação dos dados, através de uma ferramenta chamada Power Query. Nela é possível, por exemplo, que uma sequência de cálculos seja aplicada à sua base sempre que ela for atualizada, por maior que seja o volume de dados. É possível também que seja feita uma limpeza dos dados brutos, permitindo que os dados relevantes recebam destaque.

Além disso, podem ser criadas relações entre diversas bases, permitindo uma integração dos dados e uma visualização completa da informação.

No Power BI, é possível a criação de dois tipos de relatórios:

– Relatório fixo, no qual são mostrados os dados, sem interação com o usuário;

– Relatório dinâmico, onde os usuários podem selecionar as tabelas e visões que quiserem e construir seus próprios relatórios sem a necessidade de conhecer profundamente o Power BI.

Portanto, a utilização do software pode ser adaptada para os mais diversos tipos de empresas. O aeroporto de Londres, por exemplo, utiliza o Power BI para obter informações operacionais em tempo real e, assim, conseguir entregar um serviço de qualidade aos 200 mil passageiros que passam no aeroporto diariamente. Outras empresas como Schneider Electric, Kraft Heinz, GE, HP, e até mesmo a universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, fazem uso do Power BI com as mais diversas finalidades.

No dia-a-dia de uma empresa, o Power BI pode ser útil para a gestão em várias áreas. Alguns exemplos práticos:

– Cadastro e classificação de fornecedores e clientes;

– Cadastro, planejamento e gestão de todos os processos;

– Gestão financeira, fluxo de caixa, controle orçamentário;

– Cotações, gestão de compra de materiais e contratação de serviços;

– Controle da produtividade dos profissionais;

– Armazenamento da documentação completa da empresa;

– Acompanhamento de campanhas de marketing.

Então, podemos concluir que o Power BI é uma ferramenta completa e representa uma revolução na relação de uma empresa com seus dados. Um negócio que utiliza o Power BI como ferramenta de Business Intelligence tem potencial para melhorar significativamente seus resultados, além de estar conectado com o que há de mais moderno e sofisticado no mercado atual!

Artigo revisado por Laennder Alves

2019-09-30T14:39:49-03:00

Comente!

Informações de Contato

  • Av. Paulista, 171, Andar 4, Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-904
  • (11) 9 4052 2499
  • comercial@datab.com.br
  • De Segunda à Sexta-feira Das 9:00 às 18:00

Posts recentes