Uma nova função, chamada PROCX, foi inserida no Excel que aprimora a tão famosa PROCV e a tendência é que passe a ser utilizada quando a necessidade é procurar e encontrar valores relacionados em planilhas. Para ter acesso a planilha utilizada no vídeo que explica essa função, faça download ao lado.

Sua sintaxe possui cinco argumentos, sendo que apenas três deles são obrigatórios (e a Microsoft já informou que um sexto argumento está previsto de ser atualizado nessa função para tratar erros de #N/D):

= PROCX( Pesquisa_Valor ; Pesquisa_Matriz ; Matriz_retorno ; [modo_correspondência] ; [modo_pesquisa] )

A principal alteração da PROCX é que agora não é necessário informar o número do índice da coluna, que era um argumento da PROCV que limitava a procura por referências apenas à direita do valor procurado. Além dessa vantagem, temos outras, como:

  • Melhor performance
  • Mais dinâmica (com o novo argumento chamado Matriz_retorno)
  • É possível escolher a direção de procura, se de cima para baixo ou de baixo para cima
  • Uma nova análise de valores aproximados foi inserida
  • Pode se comportar com matriz dinâmica (retornando resultados em várias linhas e colunas)

Assista o vídeo abaixo com os detalhes de utilização:

Para se inscrever no Office Insider e ter acesso antecipado a novidades do Excel, siga esse tutorial do MVP Felipe Gualberto: https://mlf.net.br/excel/inscrever-se-no-office-insider/


No vídeo de continuação sobre esse assunto, exploramos juntos com detalhe os argumentos da PROCX pra você aprender tudo o que essa função é capaz de fazer e suas diferenças da PROCV.

Escrito Por:
Karine Lago

Sócia-Fundadora na DATAB, Microsoft MVP (Most Valuable Professional), MCP, pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG. Autora dos livros “Excel de A até XFD” e “Dominando o Power BI”, que foi o primeiro livro em português sobre Power BI do mundo. Possui um canal técnico no Youtube com mais de 150 mil inscritos.

Compartilhe

Último por autor

Juliana Maria

Karine Lago

Laennder Alves

Últimos artigos

Posts
Relacionados