A função ÚNICO no Excel desempenha um papel essencial para listas únicas de valores que são preenchidos constantemente. Essa lista única tem diversas usabilidades como: criar uma lista pela validação de dados que automaticamente se desloca para a quantidade de valores nessa matriz, utilização em funções de lógica, como a SE, SOMASE, CONT.SE e obter respostas de valores que devem ser considerados apenas em uma aparição.

Sua sintaxe é bastante simples, exigindo apenas uma Matriz e é opcional informar os argumentos Por coluna e Occorrência única:

=ÚNICO ( Matriz ; [Por_coluna] ; [Ocorrência única] )

Na imagem abaixo a coluna D com vendedores foi inserida como matriz da ÚNICO e o retorno na célula H7 até H20 foram apenas de valores exclusivos encontrados nesse intervalo.

Uma novidade das novas funções matriciais no Excel é a possibilidade de referenciar a uma matriz em um intervalo apenas pela sua primeira célula seguida de hashtag (#).

No exemplo abaixo, ao inserir H7# toda a matriz de vendedores únicos será selecionada. Se novos vendedores surgirem, esse intervalo se ajustará automaticamente.

Veja o vídeo abaixo com os exemplos explorados nesse artigo com mais detalhes:

Escrito Por:
Karine Lago

Sócia-Fundadora na DATAB, Microsoft MVP (Most Valuable Professional), MCP, pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG. Autora dos livros “Excel de A até XFD” e “Dominando o Power BI”, que foi o primeiro livro em português sobre Power BI do mundo. Possui um canal técnico no Youtube com mais de 150 mil inscritos.

Compartilhe

Último por autor

Juliana Maria

Karine Lago

Laennder Alves

Últimos artigos

Posts
Relacionados